terça-feira, 14 de setembro de 2010

O caminho da humildade


      O caminho da glória tem seu início na humildade em aceitar as condições de vida e de conhecimentos que se consegue adquirir e construir. E isso certamente com empenho e esforço próprios de quem não costuma se acomodar e muito menos desistir em suas buscas e em seus propósitos.

            Esta é a hora de revelar o verdadeiro lado humilde e encarar a realidade de maneira simples e com muita disposição enfrentando os obstáculos que surgirem e superando os desafios que por ventura se apresentarem pelo caminho. E lutar com toda a esperança possível até alcançar a vitória e celebrar a conquista que se havia proposto.

            Quem alimentar esse ideal e esse projeto de vida será sempre alguém que cultiva com simplicidade os valores espirituais com o único objetivo de servir a família ou a comunidade com todo o amor possível e com toda a dedicação que for necessária. E sempre com o semblante alegre e o coração feliz.

            Não pensa em querer aparecer diante dos demais como alguém importante, prefere permanecer no último lugar e de lá observar quem esteja precisando de seus préstimos. E no silêncio da mente domina o orgulho de querer aparecer e exercita a humildade em servir e o faz sabendo que tudo quanto fizer ao menor dos seres humanos estará fazendo para Deus. E de Deus terá a devida recompensa.

Nesse período de campanha eleitoral nota - se em todo lugar candidatos a algum cargo público querendo parecer interessados em se colocar à frente de quermesses paroquiais, eventos sociais e beneficentes e em outras tantas solenidades que envolvam agrupamento de pessoas. Nada contra. É importante essa presença e essa necessidade de se fazer conhecer melhor em seus objetivos e em seus planos de governo. Mas não pode acontecer só nessas oportunidades.

            A pessoa que se presa em sua competência administrativa, não buscará apenas esses eventos e essas solenidades, ela cultivará sua competência no dia – a – dia da convivência e da participação nos acontecimentos da comunidade em que reside. Sua grandeza e seu valor não se revelam nas propostas apresentadas publicamente, mas no testemunho consciente e constante, simples e humilde, honesto e sincero.

            A partir disso certamente entenderá que ser importante não será ocupar os melhores e mais confortáveis lugares, não será sentar nas primeiras cadeiras ou poltronas, mas, estando onde estiver, ser reconhecido pelo bem que esteja fazendo e pelo testemunho que esteja transmitindo, pois, será alguém consciente e sério, vivenciando os preceitos da honestidade, da justiça e do amor fraterno.

            E sabe, acima de tudo, que a verdadeira grandeza é a que tivermos diante de Deus. Só ele sabe o que cada qual merece, o lugar que lhe é reservado e a honra de que será revestido. Tudo o mais nesse mundo perderá o valor e o sentido. Só permanecerá aquilo que for feito com reta consciência e alegre submissão a vontade do próprio Deus. Só ele sabe o que cada qual merece.


Artigo do Frei Venildo Trevizan

Nenhum comentário:

Postar um comentário