domingo, 16 de maio de 2010

Santo sem deixar de ser jovem


Jesus é a melhor escolha
Juventude. Fase da vida em que não conseguimos escapar de uma determinada palavra:Escolher! São tantas escolhas que devemos fazer nesse momento da vida. Além do mais, são escolhas, que querendo ou não, irão determinar o nosso futuro.
Fase também em que pensamos que tudo podemos fazer. Estamos no vigor da idade. Há um desejo de tudo mudar. Há um desejo de viver melhor. É o momento da novidade, ou seja, o momento de criarmos nossas experiências.
Se queremos novas experiências há um caminho que sempre nos levará a elas. Sim! Existe esse caminho meus queridos jovens! E é um caminho que será determinante em sua vida. Caminho que precisa da sua escolha. Este caminho é Jesus Cristo. Ele mesmo. Não há outra forma de ter experiências maravilhosas se não for por este trajeto.
Ao escolhermos seguir essa trilha, somos chamados a nossa primeira vocação. Melhor ainda, somos chamados a realizar a vontade do Pai Celestial. Somos chamados a viver a Santidade, a sermos Santos. Repito: a sermos Santos!

O bem do Espírito ou o “melhor” do mundo?
Também concordo com você ao falar que é muito difícil de viver a santidade nos dias atuais. Fazemos parte de um quotidiano que os ditos da moda é sermos independentes, que não precisamos de nada, que o mundo tudo nos oferece e oferece o “melhor” e dentre tantas outras coisas. Mundo no qual se encontra na relatividade. Que tudo é por acaso e que o valor humano pode-se deixar de lado.
Queridos jovens, mas digo a vocês que é possível sim viver a santidade. Como? Basta voltarmos o nosso olhar para aquele que quer o nosso bem e com o seu amor abundante nos sustentará: Jesus! E Ele, na sua bondade e compaixão, não nos abandona, pois o seu Espírito quer habitar em nosso coração. Ou seja, Ele quer nos batizar novamente através do seu Espírito Santo. E a força desse Espírito é que nos impulsiona a querermos ser santos diante das tantas coisas “boas” que o mundo nos dá.
Pentecostes, momento de deixar fluir a santidade
Estamos prestes a celebrar Pentecostes. Momento em que os apóstolos foram batizados pelo fogo do Espírito Santo e recebendo assim o árduo dom de anunciar a Palavra de Deus. Momento em que a Igreja nasce do alto. Acontecimento que nos mostra que Deus não nos deixou sozinhos e que tudo o que não era compreendido passa a ser compreendido pela ação reveladora do Espírito Santo.
Se você, jovem, que quer deixar a sua marca nesta terra, que quer fazer algo diferente, que sente uma ousadia em fazer parte daqueles que são portadores da Palavra de Deus e que escolhe viver a santidade na sua juventude e para sempre, chegou o momento de pedirmos para sermos batizados nesse fogo, chegou o momento de darmos livre acesso à ação doce e abrasadora do Santo Espírito que quer fazer morada em nós! Momento em que o Espírito Santo irá fazer fluir rios de água viva do nosso interior. E assim teremos a certeza que daremos conta de viver a nossa santidade e que temos a autoridade de proclamar que somos Filhos do Céu, pois somos renovados a cada dia pelo poder do Espírito Santo.

Que nossa meta seja sempre o céu!
E é através dessa experiência carismática que seremos santos sem deixarmos de sermos jovens. E você pode ter certeza, a citação bíblica que deixo finalizando esse convite, irá fazer parte da sua vida! “Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade.” (1 Tm 4, 12) Vamos nos tornar modelos para outros jovens que tanto necessitam conhecer a ação desse Espírito que nos leva ao encontro do Deus de Amor.
Jovens renovados buscando as coisas do alto! Que nossa meta seja sempre o céu! Chegaremos lá mantendo os pés no chão e vivendo cada dia a nossa santidade. Verso l’ Alto! (Para o Alto!). “Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus.” (Cl 3, 1) Uma escolha que realmente compensa e além do mais, nunca seremos decepcionados pois o Alto nos leva à misericórdia de Deus.

Venha experimentar a força do Ressuscitado! Venha viver a experiência de ser dependente da ação do Espírito Santo! Venha experimentar coisas grandes e melhores que o Espírito Santo nos precede! Venha ser um jovem santo!

Fiquem cheios do Espírito Santo!

Do seu irmão em Cristo,

Rubimar Gonçalves Filho – Estudante de Farmácia e integrante da Comunidade Abba-Pai.

7 comentários:

  1. gostei hein paulo!!
    sede santo sem deixar de ser jovemmm
    uhuuu
    abraço

    ResponderExcluir
  2. é verdade, quando eu li esse artigo, eu me lembrei de vc, pois é o ideal que vc vive, e eu tambem vivo assim, e todos os universitarios tambem tem que conhecer esse ideal.

    ResponderExcluir
  3. Rubimar Gonçalves Filho19 de maio de 2010 às 08:47

    O Paulo Afonso, disse algo muito importante!
    Q todos os universitários tem que conhecer esse ideal. Para que todos conheçam, temos que colocar em ação partindo nós que procuramos viver a santidade! Abraços!

    "Faz-me santo assim como Tu és Santo!"

    ResponderExcluir
  4. É verdade, o que o Rubimar, diz, pois temos que colocar em ação partindo de nós, pois a maior forma é o exemplo, do que adianta, ficar falando, e na pratica, nada acontece.

    Rubimar, bela reflexão, aqui na Parusje, é fonte de exemplo para a Pastoral Universitaria, temos grandes pessoas que segue essa espiritualidade, como a Thiara.

    Parabens a Todos.....

    ResponderExcluir
  5. Que todos os jovens queiram sinceramente SER SANTOS SEM DEIXAR DE SER JOVEM, assim como o Paulo Afonso, a Thiara e o Rubibar.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Paulo Afonso por esse belo post
    A equipe de comunicação da ParUSJE é privilegiada por ter você conosco.
    Obrigada pelo apoio de sempre.

    Esperamos que todos os jovens universitários se espelhem em jovens como a Thiara, o Paulo Afonso e o Rubimar e queiram ser SANTOS SEM DEIXAR DE SER JOVEM!!!

    ResponderExcluir
  7. Outro grande exemplo de Jovem, que procura a santidade mais sem deixar de ser Jovem, e a Dayane, tenho muito orgulho dela, parabens....

    ResponderExcluir