domingo, 30 de maio de 2010

Deus nos incomoda?

Enquanto uns crêem como certo que o mundo foi criado por Deus, outros crêem na mesma intensidade que sua origem se deve a uma grande explosão primordial conhecida como Big Bang fruto de uma força cósmica. Mesmo não negando a existência de Deus entendem que o universo seja o resultado de um mecanismo cósmico.
            Enquanto uns crêem que o ser humano seja obra prima saída das mãos criadoras de Deus, outros também crêem ser fruto de uma evolução crescente do reino animal. Cada qual procura motivos e razoes que garantam seu modo de pensar, de agir e de crer.
            Enquanto uns vêem as catástrofes, as inundações, os terremotos e outros acidentes cósmicos como ação divina, ou como castigo de Deus, outros encaram como conseqüência de fenômenos naturais, ou mesmo da imprudência e abusos do ser humano que não respeita as leis da natureza e provoca desmatamentos e assoreamentos, invade áreas impróprias para construções e usa desmedidamente certos produtos tóxicos e ofensivos à vida da natureza e do próprio ser humano.
            É muito fácil jogar a culpa de tudo isso nas mãos de Deus. Ele não responde. Ele não revide. E muito menos castiga. Ele é alguém que simplesmente deseja o melhor para cada uma de suas criaturas. Tudo dispõe para o bem e para a felicidade de todos.
            Essa idéia pode incomodar muitas mentes e muitas consciências que se encontram na procura de valores e idéias que assegurem um conteúdo fortemente denso para dar sustento a seu modo de ser e de agir. Às vezes nem pensam em Deus. Pensam e buscam idéias, conceitos e raciocínios.
            Somente no momento em que surgir alguma angústia existencial é que despertarão para algo diferente, para alguma inquietude ou, talvez, para buscar algum valor superior ligado ao espiritual. Será Deus incomodando, inquietando? Será Deus querendo seu espaço, seu lugar? Ou será o ser humano precisando admitir suas limitações e suas fraquezas?
            Seja como for, Deus não quer incomodar ninguém, não quer interferir nas decisões de ninguém. Quer apenas ser amado. Amado ou não sempre estará disponível e servidor. Mesmo que nem todos o entendam, ele continuará “fazendo nascer o sol sobre bons e maus, e a chuva cair sobre justos e injustos” (Mt.5,45), porque ele é generoso e misericordioso.
            Se alguém tiver a sensação de que Deus esteja incomodando ou atrapalhando, engana-se. O que realmente incomoda e atrapalha é a própria consciência quando ferida por atitudes incoerentes, ou quando é manipulada por atos falsos ou mentirosos. Ela é implacável no julgamento. E Deus é misericórdia. Ela é quem incomoda. E Deus é sempre perdão.
            As fraquezas e as limitações levam muitas pessoas a duvidarem de si mesmas, a não acreditar na possibilidade em superar certas situações amargas. Por isso encontram enormes dificuldades em perdoar a si mesmas, em entender que sempre é possível se enganar e até errar.
            Julgam que seja Deus quem esteja incomodado e, consequentemente, envie certas provações ou castigos especialmente para quem tenha a consciência acusando de certos atos de injustiça ou exploração dos mais fracos. Mas Deus não se incomoda. Ele tão somente ama e espera amor.

artigo do Frei Venildo Trevizan

2 comentários:

  1. Belo texto do Frei Venildo!
    Temos que despertar para o quão generoso e misericordioso Deus é conosco e começar a ser mais gratos.

    ResponderExcluir
  2. bonito texto !!!!!
    pregue JESUS ESTÁ VOLTANDO NAUM KEIRA FICAR FORA DO ARREBATAMENTO!!!!

    ResponderExcluir