terça-feira, 15 de junho de 2010

Por que nos encontramos constantemente em situação de pecado?

Às vezes os nossos pecados nos desanimam e decepcionam. Nos fazem duvidar  se realmente é possível ser santo. Vamos refletir então. Aceitamos os mandamentos, recebemos os sacramentos e até evangelizamos e ainda assim tendemos ao pecado. Desde antes da vinda de Jesus o povo escolhido por Deus como nação santa transgrediu os mandamentos, desagradando a Deus. Davi depois de ser abençoado por Deus resolveu tomar a mulher de Urias e matá-lo. O discípulo Simão Pedro, depois de tanto seguir Jesus, o negou 3 vezes. Como vemos muitos já passaram por isso.
Jesus veio ao mundo para mostrar o perdão e a misericórdia. Seu jeito simples e amoroso conquistou os pecadores. Trouxe nova vida a eles quando disse “ninguém te condenou, nem eu te condeno, vai e não tornes a pecar”.  “tua fé te salvou”
O pecado serve para nos lembrar que somos fracos e precisamos de Deus. Cada vez que pecamos temos a oportunidade de nos reconciliar com Deus. Pois onde abundou o pecado, superabundou a graça. (Rom 5,20) A graça de sentir o amor do pai que perdoa o filho.
Aqueles que se julgavam muito bons não receberam desta graça. O orgulho não deixa sentir tanto amor. Pois por maior que seja a queda, Deus é pai misericordioso e maior ainda é a festa no céu quando você se levanta.
As tentações são necessárias. Elas nos fazem “baixar a crista”, fechar os olhos, e enxergar como somos ainda pequenos. Deixar de lado o orgulho de fariseu e reconhecer-se pecador. Isso deve nos levar a humildade, que não julga, mas busca sempre melhorar pra Deus. Quanto menores nós somos, mais precisamos de Deus e Ele se torna maior em nossas vidas.
Podemos pensar: “Se fomos salvos por Cristo, libertos do pecado, permaneceremos então no pecado, para que haja abundância da graça!” Então Paulo escreve: De modo algum. Nós, que já morremos ao pecado, como poderíamos ainda viver nele?” (Rom 6, 12). Nós não podemos nos condenar a afundar no pecado, pois com Jesus podemos ser resgatados. A fé em Jesus Cristo gera salvação.

 Morrer para o pecado é um processo que exige perseverança no jejum , na oração e na leitura da palavra. Eles são armas que fortalecem o espírito e fazem que ele sobreponha-se a carne. Pois o espírito forte resiste às tentações. Não pense que por isso vai se ver livre delas. As tentações são colocadas a nossa frente para que provemos que nosso amor a Deus é maior que os desejos da carne, tirar de nós o orgulho e para garantir que a busca pela vida eterna continue aumentando em nós.

Viver o plano de Deus é uma decisão diária. O sacramento da reconciliação nos dá a chave do reino dos céus. Não desista, você tem tudo pra chegar lá, e Deus nos espera na glória.

Millena Vasconcelos, estudante de Engenharia Civil da UFG, membro do grupo de oração universitário da ParUSJE. (www.twitter.com/millenarcc)

5 comentários:

  1. É muito bom ler essas linhas e contemplar o amadurecimento dos nossos jovens! Parabéns pelo seu belo texto Millena! Nos orgulhamos em tê-la em nosso meio. Você é uma admirável jovem universitária que sem dúvida está vivendo o plano de Deus! Que mais e mais jovens sigam esse mesmo plano.

    ResponderExcluir
  2. Verdadeiramente o sacramento da reconciliação nos dá a chave do reino dos céus.Quando nos arrependemos dos nossos pecados e buscamos nos reconciliar com Deus Ele sempre nos perdoa e nos acolhe com imenso amor.

    Obrigada por nos privilegiar com esse belo texto Millena. Que Deus a abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  3. Millena,como eu ja te disse ficou mto bom! Agradeço a Deus por vc ser instrumento da evangelização. Q Deus nos abençoe sempre!

    Mto interessante esse assunto...
    "Não há nenhum justo, não há sequer um".
    "Todo o que nele crer não será confundido".
    "porque todo aquele que invocar o nome do Senhor sera salvo".

    ResponderExcluir
  4. Daniella Evangelista Sales17 de junho de 2010 às 18:58

    Belas e edificantes palavras..
    Muito bom buscarmos estar na graça de Deus, lutando contra o pecado e nos reconhecendo filhos do Pai. Que o Espírito Santo continue a movimentar em nossos jovens para que nos tornemos os santos dos dias de hoje.E que Deus nos ajude nessa linda e difícil missão!

    "Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade na fé, na castidade."(I Tim 4,12)

    Parabéns Millena!!!Que Deus te abençoe e continue a te enriquecer em sabedoria!!! e viva o GOU!!!

    ResponderExcluir
  5. It's only 10%, but the code is still effective

    Feel free to visit my site :: www.community.mietmie.nl

    ResponderExcluir