quinta-feira, 3 de junho de 2010

"Do mundo" ou "de Deus"?

O cristão pode ir ao cinema? Pode usar boné na igreja? Pintar o cabelo de azul, amarelo, vermelho, rosa-rosa, verde? O homem pode usar brinco ou deixar o seu cabelo crescer? Pode dançar forró, reggae, dance, funk, rock, etc? Pode ir em festas ditas “do mundo”?
Como podemos caracterizar algo como sendo “do mundo” ou “de Deus”? Computador é “do mundo”?

Máquina de datilografar é “de Deus”? Novela é “do mundo”? Filme é “de Deus”? Festas com bebidas e sons exagerados são “do mundo”? Reuniões pequenas são “de Deus”? Percebem o quanto é difícil fazer uma classificação a esse respeito. 


Tudo vai depender da intenção do coração e do contexto onde tal prática está inserida.
Uma determinada festa pode ser considerada boa ou ruim aos olhos de alguém, mas nem por isso pode ser rotulada como festa “de mundo” e algo que seja pecaminoso.

O que fazer nesse caso então? Cada um siga sua própria consciência, iluminada por uma fé autêntica e não rejeite seu irmão por pensar de forma diferente.

Entendemos que essas e outras discussões não são incluídas no Evangelho, que é muito simples e que em sua essência é amar a Deus e ao próximo.

Não podemos limitar o ensinamento do cristianismo em listas permitidas e não permitidas para nós Cristãos.

A prática de usos e costumes fora da igreja, ou mesmo dentro dela, nunca contribuiu para a salvação ou santificação de alguém. Regras e tradições humanas mudam apenas o exterior, enquanto Deus está preocupado em mudar o coração.

Então leia a Bíblia, seja intimo com Deus, busque-o. Somente ele vai dizer o que “pode” ou o que “não pode”, se convém ou não convém. Não temos o direito de impor nossas opiniões. Algumas coisas são pessoais, ou seja, enquanto é pecado para alguns, é totalmente lícito para outros.

Julgar, falar mal, estas sim são atitudes mundanas que, com certeza, entristecem de maneira bastante significativa o coração do Senhor.

Não devemos perder tempo com discussões que não nos levarão a nada. Ao nosso redor há muitas pessoas precisando do nosso apoio e de salvação. Concentre-se nisso. “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura”. Não perca a vontade de seguir o caminho do bem.

Como diz uma passagem da música de autoria do Renato Russo: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã...” Coloquemos isso em prática.


Lorena Neri Meira de Oliveira, natural de Trindade, Advogada.

8 comentários:

  1. Achei o texto muito bom. E concordo também. para os católicos e cristãos verdadeiros, para saber o que é certo e errado é só pensar em Jesus e no que ele ensinou, se uma atitude contraria o que ele ensina, conclui-se que não é boa, é nós temos a consciencia que indica se o que fazemos é certo ou errado.
    Acho que Deus não condena a alegria, e nem quer ver seus filhos ignorantes. A internet também é um instrumento de evangelização, vemos isso em blogs, como esse, e em comunidades que levam a refletir.
    É preciso ter discernimento para tudo.

    ResponderExcluir
  2. Cara amiga Cirlene, as suas palavras foram muito cheias de unção, e de sabedoria.
    Pois nos fazem faltas de pessoas como você e a Lorena, que pode fazer a mudança acontecer.
    Parabens....

    ResponderExcluir
  3. Deus só quer o nosso bem, e quer nos ver sempre felizes. Ele não nos condena, por isso não cabe a nós condenar ou julgar. Temos que nos ater aos ensinamentos de Jesus e caminhar fazendo o bem onde quer que estejamos.

    ResponderExcluir
  4. Se passassemos nenos tempo julgando os outros e mais tempo preocupados em cultivar o amor de Deus entre nós o mundo seria bem melhor. Todos somos "de Deus", Ele nos ama incondicionalmente! Vamos retribuir fazendo com que o mundo seja repleto de amor e compreensão entre nós. Realmente “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã...”

    ResponderExcluir
  5. Que Deus abençoe muito a todos os jovens cristãos que não tem medo de evangelizar! "Ide e Anunciai : O mundo de hoje necessita de anunciantes, de pessoas que se arrisquem a encontrar novas maneiras de evangelizar."

    ResponderExcluir
  6. Pois essa mudança, só vai acontecer atraves do amor e do Respeito, quando todos respeitar o proximo na sua diferença, o nosso mundo vai ser mais humano. Acredite nisso....

    ResponderExcluir
  7. Querida Lorena, sábias foram suas palavras! Concordo plenamente. Porém desejo fazer um acréscimo às suas palavras: Dentro de cada um de nós existe um "tribunal" (consciência) que é quem nos acusa, nos esclarece, nos diz ser ou não lícito para nós praticarmos. Na Bíblia diz que não devemos deixar nossas mentes vazia, desocupadas, ao contrário, devemos meditar dia e noite na Palavra. Ao meditar estaremos buscando mais de Deus e a Bíblia diz: "buscai, buscai e lhe será dado" Ao meditar estamos buscando aproximação com Deus. Queridos, ao deixarmos Deus entrar em nossa vida, ao BUSCARMOS Ele, o Espírito Santo passa a fazer morada dentro de nós. Ele nos invade por completo. Nos mostra o que nos convém e o que não nos convém fazer. Pois está escrito: "todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convém". Não devemos nunca julgar o modo de agir de ninguém!O Espírito Santo, confome cedido o espaço em nosso ser, é o encarregado de trazer a mudança, transformamo-nos em SAL da Terra e LUZ do mundo. Louvado seja Deus.

    Débora Brenda

    ResponderExcluir
  8. Ana Paula Viana Céu3 de junho de 2010 às 11:28

    A fé não é algo estático que tem que ser conservado, mas algo dinâmico que tem que ser transmitido.

    ResponderExcluir