quarta-feira, 17 de março de 2010

A Vontade do Mestre


Não perca o encanto de viver! Sempre se encontra alguém que tenha algo a reclamar. São os pais que reclamam dos filhos. São os filhos descontentes com os pais. São os funcionários, os operários reclamando do salário, do sistema de trabalho e de tantas outras situações. São os profissionais e administradores reclamando das condições e das crises que se agravam a cada dia.
Infelizmente esse fenômeno está se generalizando. Mal se começou um novo ano e já se acumulam as queixas e os descontentamentos. E o pior de tudo está no fato de se acomodarem nesse sistema de viver e de se relacionar que dificilmente irão entender que existem outras estratégias e outras modalidades.
Um grupo de pescadores havia lutado com muito empenho e com grandes sacrifícios tentando realizar uma pesca satisfatória. Trabalharam a noite toda e nada conseguiram. Pela manhã, enquanto lamentavam o fracasso, eis que se aproxima o Mestre dos mestres. E, como bom pedagogo, mostra-se solidário com o sofrimento daqueles homens feridos pelo cansaço e muito abatidos pelo insucesso de sua pescaria.
Após um breve contato espontâneo e amigável, mostra-lhes sua vontade e seus planos fazendo-lhes um convite: “Avance para águas mais profundas e lancem as redes para a pesca” (Lc.5,4). Nem é bom imaginar a expressão daqueles rostos sofridos e desanimados! Cansados e desgastados! Talvez céticos! No entanto uma luz iluminou a mente e o coração de cada um deles e acolheram a proposta e satisfizeram a vontade daquele Mestre.
E o resultado foi acima de qualquer expectativa. Mas o Mestre não visava apenas esse tipo de pesca. Havia algo mais audacioso e mais nobre para propor. Até aqui tudo fora motivo para conquistar a confiança e para mostrar que não se pode perder o encanto e muito menos a esperança na vida. É preciso acreditar que sempre é possível superar as dificuldades, contornar os empecilhos e vencer o tédio e o desânimo.
Foi assim que o Mestre demonstrou claramente sua vontade: “Não tenha medo! De hoje em diante você será pescador de homens”(Lc.5,10). E tudo mudou na vida desses homens rudes e sofridos.
E tudo pode mudar no coração e na mente de todos aqueles e aquelas que andam abatidos e cansados de lutar, de crer e de sonhar. Muitas são as pessoas que vivem no passado. Tem preguiça em se atualizar, em se renovar e instruir. Enquanto na ciência, na arte, na indústria e no comercio proliferam as inovações, as novas técnicas, os novos métodos e estratégias, na vida pessoal e na vida espiritual permanecem o aprendizado da infância ou da tradição familiar.
Seria muito bom se cada qual se propusesse surpreender seus familiares com maneiras mais gentis, com atitudes mais meigas e com gestos mais carinhosos. Seria maravilhoso surpreender Deus com atitudes de maior generosidade e gratuidade, com uma vida mais simples e humilde, e com uma fé mais pura e mais profunda!
Frei Venildo Trevizan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário